Notícias

19/06/2018 09:52 esportes.r7.com

Alemanha perde e três empatam; o balanço da estreia das campeãs

A primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo encerra-se nesta terça-feira, com os jogos do Grupo H (Colômbia x Japão, às 9h; Polônia x Senegal, às 12h). Mas os sete campeões que estão na Rússia já estrearam. E o balanço é mediano. Se apenas a Alemanha perdeu, foram três empates (Argentina, Brasil e Espanha) e três vitórias (Uruguai, França e Inglaterra). Relembre como foram as partidas e a situação de cada uma delas na briga por vaga nas oitavas:

URUGUAI
​A Celeste (bicampeã - 1930 e 1950) estreou com vitória sobre o Egito por 1 a 0. Foi sofrido, é verdade. O gol de cabeça do zagueiro Giménez saiu aos 44 minutos do segundo tempo. A equipe é segunda colocada do Grupo A porque a Rússia tem saldo de gols superior (5 a 1). Caso vença a fraca Arábia Saudita na quarta e o Egito não supere a Rússia nesta terça, o Uruguai garantirá vaga antecipada nas oitavas e o confronto direto com os russos servirá apenas para definir a primeira colocação.

AGENDA URUGUAIA
20/6, às 12h - Uruguai x Arábia Saudita, em Rostov
25/6, às 11h - Uruguai x Rússia, em Volgogrado 
ESPANHA
Os campeões de 2010 estrearam com eletrizante empate por 3 a 3 com Portugal, no jogo mais esperado da primeira fase. A equipe ficou duas vezes atrás no marcador, virou, mas permitiu o empate nos instantes finais. Os três gols de Portugal foram marcados por Cristiano Ronaldo. A Espanha agora terá pela frente Irã e Marrocos e tem que torcer por um tropeço de Portugal contra um dos dois para ficar em primeiro lugar. Caso contrário, a definição da liderança se dará no saldo de gols.

​AGENDA ESPANHOLA
​20/6, às 15h - Espanha x Irã, na Arena Kazan
​25/6, às 15h - Espanha x Marrocos, em Kaliningrado
FRANÇA
Os campeões de 1998 suaram para derrotar a Austrália por 2 a 1. Um dos gols ocorreu em pênalti marcado após consulta do vídeo. O outro, graças à tecnologia da linha do gol. A equipe é primeira do Grupo C no saldo de gols - a Dinamarca fez 1 a 0 no Peru. Se derrotar os peruanos na quarta e a Austrália não superar a Dinamarca, os Les Bleus garantirão classificação antecipada.

AGENDA FRANCESA
​21/6, às 12 - França x Peru, em Ecaterimburgo
​26/6, às 11h - França x Dinamarca, no Lujniki, em Moscou

ARGENTINA
​Os bicampeões mundiais (1978 e 1986) tiveram uma estreia frustrante ao empatar por 1 a 1 com a Islândia. Messi perdeu um pênalti no segundo tempo, e a equipe de Sampaoli está atrás da Croácia, que derrotou a Nigéria por 2 a 0. A Albiceleste encara os croatas na quinta e uma derrota eliminará a chance de alcançá-los, podendo ficar no máximo na segunda posição. A situação pode ficar delicada! A importância do jogo fez o técnico Sampaoli testar três mudanças na equipe, alterando até o esquema tático.

AGENDA ARGENTINA 
21/6, às 15h - Argentina x Croácia, Nizhny Novgodod 
26/6, às 15h - Argentina x Nigéria, em São Petersburgo

 

BRASIL
​A Seleção Brasileira também não teve a estreia que imaginava. Empatou por 1 a 1 com a Suíça, em jogo marcado por polêmica no lance do gol suíço. A CBF enviou carta à Fifa solicitando explicações sobre o fato de o árbitro não ter recorrido ao VAR para checar se houve falta no zagueiro Miranda no lance. Com a vitória da Sérvia sobre a Costa Rica, o Brasil divide a segunda colocação com os suíços. Um triunfo sobre os costarriquenhos na sexta eliminará o rival e deixará o time de Tite em boa condição para a última rodada.

AGENDA BRASILEIRA
​22/6, às 9h - Brasil x Costa Rica, em São Petersburgo
27/6, às 15h - Brasil x Sérvia, na Arena Spartak, em Moscou

ALEMANHA
Os atuais campeões protagonizaram o resultado mais surpreendente até o momento. No estádio Lujniki, em Moscou, os mexicanos fizeram 1 a 0, ainda no primeiro tempo, e conseguiram suportar a pressão dos comandados de Joachim Löw. No outro jogo da chave, a Suécia fez 1 a 0 na Coreia do Sul e divide a ponta com os mexicanos. Se perder para os suecos no sábado e o México passar pela Coreia, os tetracampeões estarão eliminados precocemente do torneio. Nem mesmo duas vitórias nos jogos que restam dão a certeza da classificação às oitavas. Isso porque é possível que germânicos, mexicanos e suecos terminem a etapa com seis pontos e precisem definir a colocação pelos critérios de desempate.

AGENDA ALEMÃ
23/6, às 15h - Alemanha x Suécia, em Sochi
27/6, às 11h - Alemanha x Coreia do Sul, na Arena Kazan

INGLATERRA
O English Team derrotou a Tunísia por 2 a 1 graças ao artilheiro Harry Kane, autor dos dois gols da equipe. O segundo saiu já nos acréscimos da etapa final. Os campeões mundiais de 66 estão em segundo lugar porque a Bélgica, que derrotou o Panamá, tem saldo superior. Os ingleses garantirão vaga antecipada nas oitavas se superarem os panamenhos e a Tunísia não derrotar a Bélgica. O mais provável é que Inglaterra x Bélgica, na rodada final, sirva para definir primeiro e segundo colocados do Grupo G, tão somente.

AGENDA INGLESA
​23/6, às 9h - Inglaterra x Panamá, na Arena Spartak, em Moscou
28/6, às 15h - Inglaterra x Bélgica, em Kaliningrado


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo